quinta-feira, 26 de maio de 2011

COMPRAS COLETIVAS



Nos EUA, já são mais de 500 sites de compras coletivas. Por aqui, o fenômeno cresce na velocidade de dois novos sites por semana – em outubro, eles somavam 60 negócios. Agora, virá uma segunda etapa de desenvolvimento: sites segmentados, em setores como gastronomia e beleza, agregadores de endereços de compras coletivas, descontos individuais – e não por grupos. No limite, qualquer negócio de comércio eletrônico poderá oferecer esse modelo ao consumidor. “No futuro, todas as compras serão em grupo”, diz Francisco Perez, do fundo de capital semente Inseed Investimentos.

300 mil
INTERNAUTAS ESTÃO CADASTRADOS
NOS 60 SITES DE COMPRA COLETIVA,
QUE FUNCIONAM EM 27 CIDADES DO
BRASIL



CITYBEST – Cupom divido,
começou com um investimento de cerca de R$ 50 mil e conseguiu no ano de 2010 um faturamento de R$ 2 milhões. É um site de compras coletivas, quando o comprador escolhe uma oferta, paga apenas uma parcela do cupom – o restante é quitado direto no estabelecimento, pois segundo o que afirma um dos sócios, a partir deste momento a oferta passa a valer (o parceiro deles passa a ganhar), diferentemente do modelo tradicional que tem de esperar o site repassar o dinheiro, segundo Gustavo Borja, 34 anos.


OFERTA ÚNICA – Sem colaboração,
no ano passado faturou R$ 605 mil, para este ano estima-se um faturamento de R$ 30 a 40 milhões, pretendem oferecer franquias, oportunidade de investimento baixo R$ 5 a 10 mil. Este modelo de compras coletivas, criada pelos sócios Rodrigo Monzoni e Antonio Mouallem, ambos com 34 anos.
Não é preciso um número mínimo de compradores para ativar a oferta, segundo Monzoni, eles resolveram adaptar o modelo estrangeiro à realidade brasileira, por que aqui as compras coletivas ainda geram receio, procuramos estabelecimentos de qualidade para ter certeza de que teremos um bom número de compradores. Por isso no site quem opta por uma promoção já pode usar a oferta imediatamente.



BOM PROVEITO – Só restaurantes,
por enquanto o site atua em São Paulo e na Baixada Santista, estimam chegar em Campinas e Ribeirão Preto em 2011 e o plano segue para vender também em Belo Horizonte, Curitiba e Rio. O objetivo era de em 12 meses conseguir atingir o faturamento de R$ 6 milhões. Lançado em setembro do ano passado, o Bom Proveito é especializado em gastronomia, cerca de 107 restaurantes aderiram ao site, que recebe cerca de 60 mil visitas por dia. Na equipe dos sócios está Alexandre Zylberstajn, 25 anos, que com a experiência adquirida no e-commerce ( dois anos e meio do ano passado para trás), quando abriu a Sold Leilões Online. “Meu pai tinha uma empresa de leilões, então resolvi levar essa experiência para o mundo virtual”, diz ele . O fato da explosão dos sites de compra coletiva chamou sua atenção.


SAVEME – Todos os sites em um,
para este ano está previsto um faturamento acima de R$ 10 milhões e conseguir também triplicar o número de visitas que era (ano passado), 100 mil por dia. A proposta é: ao invés de segmentar, que tal agregar? Assim ex-colegas de faculdade Guilherme Wroclawski, 27 anos, e Heitor Chaves, 25 anos, colocaram no ar em julho(2010), o site ZipMe. Segundo Wroclawski, perceberam que para ter acesso a todas as ofertas, o consumidor tinha de acessar vários sites de compra coletiva. Então o pensaram juntos (insight): que tal colocar tudo no mesmo lugar? Na última contagem, o site já agregava outros 60 de 27 cidades, em setembro, o ZipMe foi comprado pelo Buscapé, que ficou com 75% do negócio e com o novo nome SaveMe, deve ter recebido uma injeção de investimento, de cerca de R$ 5 milhões direcionados à mídia.

1 Agora ou Nunca : a irreverência é uma das marcas do Woot, site americano que oferece apenas um produto por dia, sempre com preços atraentes. O Woot costuma adquirir mil unidades de cada produto, sempre esgotadas no final do dia. O site foi comprado pela Amazon em junho de 2010.
2 Beleza em Série : no nova-iorquino LifeBooker, especializado em beleza, é possível encontrar ofertas em spas e salões.
3 Para Tudo : a londrina SyncFu transforma qualquer negócio de comércio eletrônico em site de compras coletivas.
4 Compras Sustentáveis : que tal juntar compras coletivas e sustentabilidade? A proposta é da One Block Off the Grid, com base em São Francisco. Consumidores que desejam utilizar energia solar em suas casas juntam-se em grupos e compram as instalações com desconto. 

Por: Daniel Arruda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário