terça-feira, 17 de maio de 2011

Raio X - Pleonasmo (Redundância), todo mundo fala

Pleonasmo é quando um termo ou palavra é utilizada desnecessariamente em uma frase. Por exemplo: subir pra cima, descer pra baixo, sair pra fora, entrar pra dentro, e assim vai. Porém, mesmo sabendo, as pessoas insistem em falar redundâncias, o tempo todo. Quem nunca disse: " Só falta o acabamento final "(ACABAMENTO é final, não existe acabamento meio final ou semi-final). Quem nunca ouviu:" Eu fui para um show ontem, meu amigo!!! Tinha uma multidão de gente" (Alguém vai para um show com a expectativa de ver uma MULTIDÃO DE CAMELOS?).  Os  pleonasmos podem ser ouvidos em todo lugar, até mesmo nos telejornais, você liga a tv e ouve o repórter dizer: "Estamos aqui em frente a uma prefeitura municipal ..." (Quando alguém encontrar alguma PREFEITURA ESTADUAL, me avisa que eu quero visitá-la). Entretanto você respira fundo e continua assistindo, mas aparece outro repórter que quer te deixar mais irritado ainda e acaba com seu dia, falando:" O CONGESTIONAMENTO DE VEÍCULOS  na cidade de São Paulo ..." (Que bom que ele avisou, outro dia eu fiquei uma hora preso em um congestionamento de COALAS). Contudo eu acho que o pleonasmo mais clássico é um que a pessoa chega pra você e fala " Você viu o NOVO LANÇAMENTO  daquela empresa? " (Ahhh não!!!, eu prefiria o VELHO LANÇAMENTO).

Por: Akylles de Brito

Um comentário: