quarta-feira, 18 de maio de 2011

((($intoniza))) : RPM – Revolução Por Minuto

O grupo RPM é um grupo de rock brasileiro surgido em 1985, tendo sido um dos mais populares do país nos anos de 1986 1987. Foi um dos grupos mais bem sucedidos da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira. A suposta visão crítica e bagagem cultural do letrista Paulo Ricardo e de  Luiz Schiavon foi um argumento de marketing na venda dos discos da banda. A banda vendeu mais de 3 milhões de discos em sua carreira.

A história dessa banda milenar começou em 1976, em São Paulo, quando Paulo Ricardo namorava Eloá, que morava em frente à casa onde Luiz Schiavon ensaiava com May East. O casal resolveu um dia visitar os vizinhos, que estavam num ensaio crucial que decidiam entre cantar em inglês ou português. Paulo Ricardo deu seu voto, opinando pelas letras em português e assim conheceu Luiz Schiavon. Neste dia conversaram muito sobre música. Paulo estava começando sua carreira como crítico musical e Schiavon era um pianista clássico, que buscava um novo caminho, mais popular, mas sentiu dificuldade em encontrar alguém. Foi assim que Paulo recebeu o convite para integrar o "Aura", uma banda de jazz-rock que ainda tinha Paulinho Valenza na bateria. Depois de três anos de ensaios e nenhum show, Luiz encantou-se pela música eletrônica e pela tecnologia de novos sintetizadores, enquanto Paulo decidiu morar na Europa – primeiro na França e depois em Londres, de onde escrevia sobre novidades musicais para a revista Somtrês e se correspondia com freqüência com Schiavon. Este choque de personalidades impulsionou a criação do RPM depois que o trabalho da dupla foi retomado em fins de 1983, já em São Paulo.
Juntos, criaram as primeiras canções. As primeiras foram "Olhar 43", "A Cruz e A Espada" e a música que batizara a banda que ali nascia: "Revoluções por Minuto". Gravaram uma fita demo destas músicas com uma bateria eletrônica e encaminharam à gravadora CBS, que considerou-as ambíguas e difíceis de tocar nas rádios.
O nome 45 RPM (45 rotações por minuto) foi sugerido inicialmente em uma lista de nomes feita por uma amiga. Schiavon e Paulo gostaram do nome, mas tiraram o 45 e mudaram o Rotações por Revoluções. Convidaram o guitarrista Fernando Deluqui (ex-guitarrista da cantora May East, ex-integrante da Gang 90 e as Absurdettes) e o baterista Charles Gavin(ex-Ira!, futuro baterista dos Titãs) para completar o grupo. Já batizados de RPM, conseguiram um contrato com a gravadora Sony Music, com o compacto de 1984, que viria com as faixas "Louras Geladas" (a música virou um hit das danceterias e das paradas de sucesso das rádios) e "Revoluções por Minuto" (que foi censurada na época). "Louras Geladas" caiu no gosto do público de todo o país e levou a banda a gravar o seu álbum de estreia, já com o baterista Paulo P.A. Pagni (ex-Patife Band), que entrou para o RPM como convidado, no meio da gravação do LP, o que explica a sua ausência na capa do disco "Revoluções Por Minuto". Charles Gavin havia saído do grupo para se integrar aos Titãs.

O grupo teve vários momentos de crise o primeiro foi em 1987 quando separaram pela primeira vez, seis meses depois já no ano de 1988 o grupo tornou a tentar se juntar para mais uma vez embalar com suas letras neste ano lançaram o cd “Quatro Coiotes”, porem o cd não emplacou como muitos pensaram e o grupo foi desmanchado novamente, em 1993 Paulo Ricardo tenta mais uma vez reerguer o RPM, porem sem a presença de Luiz Schiavon(tecladista e com Paulo Pagni na bateria. Este foi o disco considerado mais “pesado” de toda a historia do RPM com a ausência de Schiavon houve uma investida muito forte em solos de guitarra pesados ie solos muito bem construídos por Deluqui. Apos a turnê do disco os integrantes resolveram seguir caminhos diferentes. Quase 10 anos depois em 2002 o 4 integrantes do RPM se encontram novamente para ensaiar assim deram inicio a mais um retorno da banda onde lançaram o single “Vida Real”(tema do BBB), em 2003 o grupo novamente se separa .Agora tendo um planejamento de volta no ano de 2007 porem so agora em 2011 o grupo voltou a se apresentar juntos, mas ate quando? Será que agora vai durar? Será que mais uma vez serão o grupo musical em destaque no Brasil? Perguntas essas que so poderão ser respondidas com o tempo. Espero que de tudo certo.

Revolução Por Minuto -  um dos hits que mais emplacaram na carreira da banda e que carrega o nome do grupo
http://www.4shared.com/audio/4OCKZ_46/Revoluo_por_Minuto.htm

Por: Vittor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário